RODIV2050 - A Problemática da Descarbonização na Indústria do Vidro de Embalagem e Cristalaria
Em 2023, o vidro de embalagem e a cristalaria apresentaram números que refletem a importância e a dimensão significativa destes subsetores na economia portuguesa. O vidro é um material versátil e amplamente utilizado em diversas indústrias, apresentando uma variedade de tipologias que atendem a diferentes necessidades e aplicações. O setor do vidro em Portugal é constituído essencialmente por dois dos cinco principais tipos de vidro: vidro de embalagem e vidro utilitário e decorativo (cristalaria).
RODIV2050 - Tecnologias de Descarbonização
Os setores do vidro de embalagem e cristalaria caracterizam-se por processos altamente intensivos em energia, que se traduz numa elevada intensidade carbónica, associada principalmente à queima de combustíveis fósseis.
Para enfrentar estes obstáculos, torna-se imprescindível a criação de políticas públicas coerentes com os objetivos de descarbonização, incluindo um quadro regulatório estável e de longo prazo que proporcione segurança para investir em energias limpas. Paralelamente, devem ser implementados incentivos financeiros que apoiem a modernização do setor e promovam a adoção de soluções energeticamente eficientes.
RODIV2050 - Projeções, Trajetórias e Ferramentas de Capacitação
As tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) permitem reduzir emissões nos efluentes gasosos e apoiar a descarbonização de vários setores. No vidro de embalagem e cristalaria, prevê-se um crescimento moderado da produção nos próximos anos, associado à recuperação económica, ao aumento da procura e à valorização do vidro como material reciclável e de elevada qualidade. A descarbonização industrial exige ainda condições tecnológicas, financeiras, regulatórias e de mercado adequadas.
